São Paulo, 08 de fevereiro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Aquisição e Alienação de Participação Acionária Relevante em janeiro de 2024.
Quando que uma pessoa física ou jurídica adquire 5% ou mais de participação acionária relevante, é necessário comunicar essa transação ao mercado. Assim que o Diretor de Relações com Investidores tomar conhecimento desse fato, deve encaminhar um documento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), categorizado adequadamente, para informar o mercado sobre a ocorrência.
Além disso, uma das múltiplas responsabilidades das equipes no âmbito das Relações com Investidores (RI) é monitorar sua base acionária, identificando quem está aumentando ou reduzindo sua participação e como os fundos estão se posicionando. No entanto, o desafio no monitoramento reside no fato de que os fundos têm um atraso para reportar suas posições à CVM, o que adia a divulgação pública dessas informações.
Uma das formas das empresas conseguirem determinar se os fundos estão ajustando suas posições é quando essas posições atingem múltiplos de cinco em relação ao capital total da empresa. Quando esse limite é ultrapassado, os fundos são obrigados a informar a companhia, que, por sua vez, comunica o mercado.
Com base nessa realidade, a MZ realiza atualizações regulares desses documentos arquivados na CVM, tornando-as disponíveis para todos os seus clientes. O objetivo deste estudo é apresentar informações sobre os registros de Aquisição/Alienação de Participação Acionária Relevante ocorridos em janeiro de 2024.
E o que é possível ver no Estudo?
- 46 empresas de 17 setores diferentes arquivaram comunicados sobre Aquisição/Alienação de Participação Acionária Relevante em janeiro de 2024;
- 65,2% das empresas que arquivaram documentos sobre o assunto pertencem ao segmento Novo Mercado da B3. 47,9% possuem um valor de mercado entre R$1 bilhão e R$10 bilhões;
- A 3R Petroleum (B3: RRRP3), Gafisa (B3: GFSA3), Lojas Renner (B3: LREN3), PDG Realty (B3: PDGR3) e Usiminas (B3: USIM5) foram as companhias que mais arquivaram documentos sobre Aquisição e/ou Alienação;
- Em janeiro de 2024, foram arquivados 72 documentos sobre o assunto, sendo que 52,8% fazem referência a declarações de Aquisição de Participação Acionária Relevante:
O Estudo também traz informações sobre as empresas analisadas por setor, o desempenho das empresas que mais arquivaram, a quantidade de documentos arquivados por setor, os fundos e instituições mais citados nos documentos e suas aquisições/alienações por setor. Além da participação dos fundos por regiões e a nacionalidade dos mesmos.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.