São Paulo, 14 de fevereiro de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Aquisição/Alienação de Participação Acionária Relevante em janeiro de 2023.
Participação acionária é a quantidade de ações que um investidor possui, sejam elas ordinárias, preferenciais ou de participações de capital social, assim como títulos de dívida subordinada, conversível e similares.
Toda vez que um investidor passa a deter de forma direta ou indireta mais de 5% (ou múltiplos de cinco) de ações, um documento de Aquisição ou Alienação de Participação Acionária Relevante é enviado para a CVM.
Veja então como foram as movimentações de aquisição e participação acionária relevantes em janeiro neste estudo exclusivo da MZ.
O que diz a legislação sobre a Declaração de Aquisição/Alienação de Participação Acionária Relevante?
A CVM determina, no artigo 12 da sua Resolução N° 44, a obrigatoriedade da divulgação de aquisição ou alienação de participação acionária relevante, explicitando que a obrigatoriedade é desencadeada toda vez que um fundo ou pessoa física passa a deter, de forma direta ou indireta, mais (ou menos, no caso da alienação) de 5% (ou múltiplos de cinco) de ações.
Quando isso acontece, a pessoa ou instituição responsável pela negociação deve enviar à companhia comunicado informando nome e dados de identificação (como CPF ou CNPJ); objetivo da declaração e quantidade visada; número de ações e demais instrumentos financeiros derivativos e outros valores mobiliários; e indicação de qualquer contrato ou acordo regulando o exercício de voto ou compra e venda de valores mobiliários.
Após recebido o comunicado, cabe ao Diretor de Relações com Investidores a responsabilidade sobre a transmissão das informações à CVM.
Sobre o Estudo Aquisição/Alienação de Participação Acionária Relevante em janeiro de 2023:
Visando sempre colaborar com a rotina dos profissionais de relações com investidores, a MZ analisou todos os Comunicados ao Mercado enviados à CVM via tipo Aquisição/Alienação de Participação Acionária Relevante durante janeiro de 2023 e constatou que:
- 57 documentos de Alienação/Aquisição foram enviados para a CVM durante o mês de janeiro de 2023, 27% a mais que em janeiro de 2022;
- 53% deles sendo de Declaração de Alienação de Participação Acionária Relevante e 47% de Aquisição;
- Em relação as alienações, esse número é 67% maior que o observado no ano anterior, enquanto para aquisições, não houve variação
Também foram analisados arquivamentos realizados por empresa e setor, totalizando 35 empresas, de 16 setores diferentes, que arquivaram documentos sobre Alienação e/ou Aquisição de Participação Acionária Relevante. Do total, os setores Imobiliário e Varejo respondem por 37% do total de documentos enviados à CVM sobre o assunto no período.
O Estudo ainda traz informações sobre os fundos/instituições mais citadas por setor e tipo de comunicado. Além de informações como nacionalidade dos fundos/instituições e desempenho das ações das empresas que mais arquivaram documentos sobre aquisição e alienação no mês de janeiro de 2023.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
www.mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.