São Paulo, 31 de maio de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou a seus clientes o Estudo Análise das Conferências de Resultados 1T23 do Setor Saneamento, Água & Gás.
O setor tem passado por investimentos massivos da iniciativa privada desde que a Lei Federal 14.026/2020 que atualiza o Marco Legal do Saneamento foi assinada. Porém, no nesse ano está sendo muito comentada a possível mudança de alguns decretos.
As normas mais recentes flexibilizavam as exigências implementadas pela Lei, o que, consequentemente, potencializavam a participação de empresas estatais no setor, como a Sabesp (B3:SBSP3), controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, Copasa (B3:CSMG3), controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e Sanepar (B3:SAPR11), controlada pelo Governo do Estado do Paraná, dentre as listadas na Bolsa Brasileira, a B3.
Isso desagradou o setor privado, que entrou com ações para impedir essa potencialização. Devido a esse conflito de interesses, o setor tem ficado na expectativa de uma conclusão sobre o assunto, que, inclusive, foi debatido em algumas sessões de perguntas e respostas das conferências de resultado das empresas do setor.
E o que é possível ver no Estudo?
Após realizar a análise dos dados fornecidos pelos sites de Relações com Investidores das 7 empresas do Setor de Saneamento, Água & Gás, foi possível constatar que:
- 100% das companhias do setor que divulgaram os resultados do 1T23 apresentaram receita líquida positiva. Dessas, 100% apresentaram no 1T23 uma variação positiva em comparação aos resultados apresentados no 1T22;
- Em relação à lucro ou prejuízo, 71% das companhias acompanhadas reportaram lucro em seus resultados do 1T23 e 50% apresentaram aumento do lucro em relação ao 1T22;
- A duração média das apresentações foi de, aproximadamente, 22 minutos, enquanto a da sessão de perguntas e respostas foi de, aproximadamente, 31 minutos;
- Dívidas foi o assunto mais recorrente nas sessões de perguntas e respostas, de um total de 64 assuntos;
- O CEO das companhias apareceu em 57% das Conferência de Resultados do Setor. 88% dos apresentadores eram homens.
O Estudo ainda traz informações sobre a categoria, bolsa e segmento em que as empresas do setor são listadas, total de perguntas e principais instituições participantes das sessões de perguntas e respostas, concentração de datas das conferências, forma de realização e idioma das conferências, além do desempenho e volume médio das ações do setor.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição! ☺
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.