São Paulo, 24 de agosto de 2023 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Análise Sobre Ofertas Subsequentes de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 no 1S23 e nos 7M23.
As Ofertas Subsequentes de Ações permitem que as empresas emitam novas ações para o mercado após o IPO (Oferta Pública Inicial) inicial. Essa estratégia pode ter diversos propósitos, como a obtenção de capital adicional para financiar projetos de expansão, aquisições ou redução de dívidas. Ao emitir novas ações, as empresas também têm a chance de diversificar sua base acionária e atrair novos investidores.
Essas ofertas podem ser realizadas tanto por meio de uma emissão primária, na qual a empresa emite novas ações e obtém os recursos, quanto por meio de uma emissão secundária, na qual acionistas existentes vendem parte de suas ações. Isso pode proporcionar uma maior liquidez para os investidores e permitir que os acionistas originais realizem lucros ou ajustem suas posições.
E o que o Estudo apresenta?
O Estudo traz informações sobre as empresas que realizaram processos de Follow-On tanto no primeiro semestre do ano quanto nos sete primeiros meses do ano, de acordo com os dados fornecidos pela da B3 e a apresentou o seguinte:
Veja a seguir os principais insights sobre a pesquisa:
- Houve 10 processos de Follow-Ons no 1S23, com isso temos uma diminuição de 29% no número de quando comparado aos 14 processos registrados no 1S22. São 13 nos 7M23, uma diminuição de 7% na comparação com o mesmo período do ano anterior;
- BTG Pactual e Itaú BBA foram as principais instituições coordenadoras líderes dos processos tanto no 1S23 quanto nos 7M23, com mais de 30% cada;
- Todas as operações no 1S23 e em julho de 2023 seguiram a Resolução CVM 160 como base para a distribuição;
- 30% das destinações dos recursos provenientes dos processos de Follow-On serão destinados à expansão/crescimento, enquanto 20% para reforço do capital de giro e investimentos.
O Estudo ainda apresenta dados sobre área de cliente, informações históricas, desempenho das ações nos períodos analisados, porcentagem de ações emitidas sobre o total final, ofertas primárias e secundárias, volume financeiro movimentado nas operações, valor fixado contra o valor de fechamento do dia e segmento B3 e setor.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.