São Paulo, 15 de fevereiro de 2024 –A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Análise de Mudança de Auditores em 2023.
Os auditores empresariais são profissionais altamente qualificados encarregados de realizar uma análise minuciosa das demonstrações financeiras e dos registros contábeis de uma organização, visando avaliar sua exatidão e conformidade com os padrões contábeis e regulamentos pertinentes. Sua função primordial é assegurar a integridade e a confiabilidade das informações financeiras apresentadas pelas empresas, desempenhando um papel crucial na proteção dos interesses dos investidores, credores e demais partes interessadas. Eles fornecem uma avaliação independente e imparcial das finanças da empresa.
A questão da mudança de auditores é um tema de grande relevância no contexto das relações com investidores, refletindo a contínua evolução dessa área. Diante da crescente complexidade das regulamentações contábeis e da necessidade por maior transparência e integridade nas demonstrações financeiras, as empresas estão revisando cuidadosamente suas escolhas de auditoria.
A seleção de um auditor independente desempenha um papel crucial na garantia da qualidade das informações financeiras divulgadas pelas empresas. Nesse sentido, a Resolução CVM n° 23 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), regula o registro e o exercício da atividade de auditoria independente no mercado de valores mobiliários, estabelecendo os deveres e responsabilidades dos administradores das entidades auditadas no relacionamento com os auditores independentes. Um aspecto relevante dessa Resolução, que visa promover a imparcialidade, é o sistema de “rodízio” de auditores independentes, que deve ser realizado a cada 5 anos. Caso a empresa deseje recontratar o mesmo auditor, é exigido um período mínimo de 3 anos para sua recontratação.
O que pode ser observado nas mudanças de auditores independentes de 2023?
- 74 empresas de 16 diferentes setores arquivaram documentos referentes a troca de auditor durante o período analisado. 81,1% das companhias são Categoria A da CVM e 32,4% pertencem ao Novo Mercado da B3.
- Em relação ao valor de mercado dessas companhias, 45,5% possuem market value de até R$1 bilhão.
- Foram arquivados 76 comunicados em 2023, enquanto em 2022 foram arquivados 106; representando uma redução de 28,3% na quantidade de documentos.
- O mês de abril foi aquele com a maior quantidade de arquivamentos, representando 23,4% dos arquivamentos no ano. Em outubro não ocorreu nenhum arquivamento:
O Estudo também traz informações sobre a quantidade de arquivamentos por setor, a comparação setorial de 2021 x 2022 x 2023, o início da atuação dos novos auditores, os principais novos e antigos auditores, o motivo da substituição e o desempenho e volume das empresas que realizaram arquivamentos em 2023.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.