São Paulo, 16 de janeiro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Análise das Conferências de Resultados 3T23 do Setor Varejo.
Para que o mercado acompanhe o desempenho das empresas de capital aberto, as companhias divulgam seus balanços financeiros a cada trimestre. Após a realização das divulgações e conferências de resultados trimestrais, a MZ elabora estudos com informações macros sobre as conferências realizadas pelas empresas de cada setor, com base nos vídeos ou áudios disponibilizados pelas companhias em seus sites de relações com investidores, além de suas respectivas apresentações. Neste Estudo foram analisadas as conferências do setor Varejo.
O setor varejista desempenha um papel de destaque nas economias globais, atendendo diretamente às necessidades dos consumidores e exercendo uma influência significativa nos mercados financeiros. Além de ser um motor crucial para o crescimento econômico, o varejo também desempenha um papel fundamental no mercado de ações.
A importância do setor varejista para o mercado de ações reside na sua representação como um indicador direto do sentimento do consumidor e do estado da economia. O desempenho das empresas varejistas muitas vezes reflete a saúde geral do consumo, uma vez que são sensíveis às variações nos padrões de gastos dos consumidores.
Algumas empresas do setor Varejo são: Americanas (B3: AMER3), Lojas Renner (B3: LREN3), Assaí (B3: ASAI3) e Petz (B3: PETZ3)
E o que é possível ver no Estudo?
A MZ analisou as conferências de resultados do 3T23 das 33 empresas que compõem o setor e são negociadas na B3; dessas, 100% são Categoria A da CVM. Em relação ao segmento na Bolsa Brasileira, 91% das companhias pertencem ao segmento Novo Mercado, segmento que exige as melhores práticas de governança corporativa e dentre elas a interação com o mercado através de reunião pública, que pode ser uma teleconferência ou videoconferência.
Após realizar a análise dos dados fornecidos pelos sites de Relações com Investidores das empresas do Setor de Varejo, foi possível constatar que:
- Em comparação com o mesmo período do ano anterior, 57,6% das companhias reportaram aumento da receita;
- 81,8% das empresas reportou lucro no período;
- A companhia que mais dedicou tempo proporcionalmente da conferência para a sessão de perguntas e respostas foi Iltelbras (B3: INTB3), reservando 76% do tempo para tirar dúvidas de analistas e investidores;
- CEO foi o cargo de diretoria mais recorrente, estando presente em 69,7% das conferências.
- XP Investimentos foi a instituição que mais fez perguntas nas sessões de perguntas e respostas.
O Estudo também traz informações sobre o valor de mercado das empresas, uma análise da receita líquida, margem EBITDA e lucro reportado no trimestre, principais assuntos da sessão de perguntas e respostas, as instituições que participaram do Q&A, a data, horário e duração das conferências, entre outros
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição! ☺
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.