São Paulo, 16 de junho de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou a seus clientes o Estudo Análise das Conferências de Resultados 1T23 do Setor Telecomunicações.
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é o órgão responsável por regular e fiscalizar o setor de telecomunicações no Brasil, garantindo a qualidade dos serviços e a proteção dos consumidores. A infraestrutura de telecomunicações possui uma extensa rede de cabos de fibra óptica, que é fundamental para a transmissão de dados em alta velocidade. No entanto, o país ainda enfrenta desafios relacionados à cobertura e qualidade dos serviços, especialmente em áreas remotas e menos desenvolvidas.
Esse setor exige grande inovação de suas empresas, pois seus produtos estão em constante evolução, e, devido a isso, possuem um ciclo de vida curto. O setor está fortemente ligado ao setor de Tecnologia, devido a necessidade de acompanhamento de seus avanços.
Atualmente o setor é composto por sete empresas, sendo que Vivo (B3:VIVT3) e Tim (B3:TIMS3) são as empresas com maior valor de mercado. Em 2022, os provedores de serviço de internet (ISPs, em inglês), como a Brisanet (B3:BRIT3) e Desktop (B3:DESK3), foram a mercado e levantaram R$1,4 bilhão e R$715 milhões, respectivamente.
Todas as empresas do setor são listadas na B3, sendo que 66% estão no segmento Novo Mercado, 17% estão no Nível 1 de Governança Corporativa e 17% são do Nível Básico. Cada segmento possui suas exigências e práticas específicas relacionadas à Governança Corporativa.
O que é possível ver no Estudo?
A partir da coleta de dados feita com os dados disponibilizados em seus sites de Relações com Investidores, foi possível constatar que, das 7 empresas do setor de telecomunicações:
- A duração média das apresentações foi de, aproximadamente, 18 minutos, enquanto a da sessão de perguntas e respostas foi de, aproximadamente, 29 minutos;
- O CEO participou em 86% das conferências de resultados;
- Dentre todos os apresentadores, somente 21% eram mulheres;
- 71% das conferências foram realizadas no modo teleconferência;
- 86% das empresas do setor reportaram lucro no 1T23, mas somente 14% apresentaram aumento no lucro em relação ao 1T22.
O Estudo ainda traz informações sobre a categoria e segmento das empresas do setor, receita líquida e margem EBITDA no 1T23, principais assuntos abordados na conferência, quantidade de perguntas realizadas nas sessões de perguntas e respostas, instituições que participaram dos Q&As, concentração de datas, desempenho das ações e volume negociado do setor.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição! ☺
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.