O investor targeting é uma ferramenta poderosa que ajuda a equipe de RI a identificar e engajar investidores. Facilitar o diálogo com os investidores existentes e aqueles em potencial é a principal responsabilidade de um diretor de RI. O investor targeting também pode ser utilizado para promover o reengajamento dos investidores atuais e para fortalecer o relacionamento com eles.
Atrair os melhores investidores é uma prioridade; no entanto, um plano de investor targeting eficaz não é fácil de se desenvolver. Tempo e orçamento são os principais motivos para a equipe de RI não conseguir elaborar esse plano. De acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Relações com Investidores dos EUA, o NIRI, o investor targeting é um dos serviços mais importantes para o sucesso dos programas de RI.
O processo de targeting pode ser simples ou complexo. O objetivo principal é torná-lo funcional para cada empresa. A depender das necessidades da empresa, ele pode ser desenvolvido anualmente ou trimestralmente. Mas a questão principal é fazer uso do método correto para conquistar novos investidores e engajar os investidores atuais.
Tendo isso em mente, aqui vão 5 dicas para ajudar as equipes de RI a atrair novos acionistas.
1) Identifique os seus investidores
O primeiro passo é analisar os seus investidores. Algumas perguntas devem ser respondidas para que você consiga o máximo de dados possíveis sobre os acionistas existentes.
Quem são os seus investidores? (Tipos de investidores)
Por que eles investem? (A história dos investidores)
Que tipo de investidor vende as suas ações?
Quem investe nos seus pares?
2) Cultive o relacionamento
Para ajustar a sua estratégia de investor targeting, você deve compreender os seus investidores e conversar com eles. De acordo com a Euronext, apenas 12% dos investidores institucionais comprariam ações depois de uma reunião, e 52% dos investidores comprariam ações depois de três reuniões.
Então, a melhor dica é conversar, conversar e conversar ainda mais. Venda sua empresa usando os seus melhores argumentos.
3) Engaje
Mostre a sua estratégia de investimento para os investidores em potencial. Os investidores querem conhecer a estratégia e se impressionam com determinados assuntos (IA, tecnologia, ESG, mudanças climáticas e pessoas). Se você atrair a atenção dos investidores por meio de um desses assuntos, é possível ter êxito.
4) Utilize estratégia e ferramentas
As ferramentas de investor targeting podem fornecer um volume vasto de informações. Utilize todos os tipos de dados disponíveis para encontrar a melhor combinação para os investidores.
Além disso, cruze todos os tipos de dados, visitas a sites, conteúdo baixado, listas de webcasts, palestras de RI, assembleias públicas de RI e mídias sociais. Essa é uma forma diferente de se alcançar investidores em potencial.
5) Siga em frente
Elabore um processo de funil e atualize-o sempre que for preciso. O plano de targeting progride com o avanço do mercado. O investidor que não realizar uma compra hoje, poderá realizá-la se o mercado acionário variar.
O investidor nunca perde uma oportunidade. Tenha em mente que se sua empresa passar por uma mudança grande, como um processo de fusão e aquisição, um novo produto ou um novo executivo, é provável que o investidor estará atento a isso.
A combinação ideal é o alinhamento entre o foco de investimento dos investidores e as estratégias de negócio da sua empresa. Levantamento de informações de inteligência considerando o conhecimento geral dos investidores em relação à empresa e ao setor antes da realização de reuniões e detalhes da participação acionária histórica, como a base de custos da sua empresa e dos seus pares, atividades recentes de holding e questões a serem consideradas antes da tomada de decisão de investimento, compõem uma lista de dados promissora para a atração de investidores.
Relacionamentos e conhecimento são fatores importantes para o processo de investor targeting. Trata-se de um caminho longo e, por vezes, os resultados só serão vistos depois de muito tempo.
Marcele Magalhães
Sócia, Market Intelligence
Sobre a MZ
A MZ é líder global em soluções de relações com investidores. A Companhia conta com tecnologia inovadora e atendimento ao cliente excepcional para empoderar a estratégia de relações com investidores. Nosso conjunto completo de soluções de comunicação e inteligência mantêm os profissionais de RI à frente do mercado ao fornecer todas as ferramentas e percepções de que precisam para tomar decisões eficazes e interagir melhor com o mercado.