A Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da CVM elaborou, em maio desse ano, o Estudo Agenda ASG e o Mercado de Capitais, que busca compreender a regulação da agenda ESG do Brasil nos mercados estratégicos dos investidores por meio do exame de políticas de responsabilidade socioambiental. Assim, podem ser apontados possíveis caminhos para desenvolver essa agenda.
Nos últimos anos, tem havido um crescente reconhecimento do impacto das mudanças climáticas e riscos ambientais, sociais e de governança (ESG) na economia. De acordo com um relatório da Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), a pandemia de Covid-19 acelerou a demanda dos investidores por investimentos sustentáveis, e com ela vêm desafios, incluindo a necessidade de informações consistentes, comparáveis e úteis para a tomada de decisões.
Estudos mostram que a busca por investimentos que atendam aos critérios ASG pode se traduzir em vantagem competitiva e geração de valor para as empresas, reconhecido pelos investidores. As questões ASG trazem benefícios pois estão ligadas a questões economicamente significativas, associada a menores restrições financeiras, menores custos de capital, menores erros de previsão dos analistas e a movimentos de preços das ações em torno de regulações desse tipo de divulgação.
Devido à crise pandêmica houve uma crescente preocupação ambiental e demanda por inclusão e diversidade por aumentar a consciência sobre a materialização de riscos como questões sanitárias, causando um aumento de esforços para promover um desenvolvimento mais sustentável, no setor público e privado.
Pesquisa com os Investidores
Foi realizada uma pesquisa com investidores acerca do tema ASG, com uma amostra de 263 respostas, 94% dos respondentes afirmaram ter algum tipo de conhecimento sobre o tema. Desses, 41% indicam ter um conhecimento profundo e, cerca de 64%, responderam que levam os critérios ASG na escolha de seus investimentos. Os que não levam em consideração (36%), ao serem questionados, a maioria indica como obstáculo a “falta de confiança nas informações divulgadas” (39,3%) e a “dificuldade para obter informações ASG” (39,3%).
Assim, de acordo com a pesquisa, reforça-se a tese de que a baixa adesão aos investimentos ASG está relacionada a falta de confiança e dificuldade em analisar e comparar as informações divulgadas. Cheng, Ioannou e Serafeim (2014) concluem que níveis mais altos de transparência reduzem as assimetrias de informação entre a empresa e os investidores.
Em relação aos 64% que levam em consideração as práticas ASG em seus investimentos, 29% indica que sempre considera, 39% frequentemente e 32% ocasionalmente. Além disso, a principal abordagem utilizada na escolha é o critério ambiental (84%), seguido de governança (76%) e social (75%). Segundo os respondentes, o principal motivador para a escolha de investimentos é a preocupação com fatores ambientais, sociais e de governança (75%), seguido do fato de considerar que critérios ASG contribuem para o desempenho do ativo (54%).
Por fim, a principal fonte de consulta para os investidores são os Relatórios de Sustentabilidade (71%), e em relação ao conteúdo desses, a maior parte dos respondentes destaca que os emissores do mercado não divulgam de forma adequada as informações.
A MZ atua junto de seus clientes tentando ajudar nas estratégias ESG de cada companhia, desenvolvendo páginas no site de RI, apoio estratégico, benchmark para aprimoramento ou apontando as principais tendências e melhores práticas do mercado.
Clique aqui para o Estudo completo divulgado pela CVM.
Clique aqui para as principais normas sobre relatos obrigatórios de fatores ESG
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição!
Equipe Estudos
mz.estudos@mzgroup.com
Cássio Rufino | CFO & COO
cassio.rufino@mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.