O mundo digital está cada vez mais competitivo, gerando a necessidade de estratégias das empresas para melhorar as plataformas e a experiência do cliente durante o seu uso, para a satisfação e retenção desses clientes, assim como para o crescimento da companhia.
Com isso, a experiência do usuário, normalmente referenciado por UX de user experience, e a interface do usuário, normalmente referenciado pela sigla UI do termo em inglês user interface, desempenham um papel fundamental na eficácia de um site. Atualmente o planejamento de um site com o objetivo de proporcionar uma boa experiência e uma forma simples de acessar seus conteúdos são destaques no mundo do marketing, na área corporativa e também no universo de Relações com Investidores.
UX & UI em sites de RI
Considerar aplicações de UX e UI para sites de relações com investidores é fundamental para garantir que investidores e analistas de mercado tenham uma experiência positiva ao acessar informações cruciais sobre a empresa, com facilidade para encontrar os dados que procuram e navegar de forma simples e rápida pelo site.
A aplicação de UX é crucial para garantir que investidores, analistas e demais stakeholders tenham uma experiência de navegação intuitiva, eficiente e satisfatória. Um bom design de UX facilita o acesso a informações financeiras importantes, relatórios anuais, comunicados à imprensa e dados de mercado, apresentando-os de maneira clara e organizada. Isso não só melhora a usabilidade do site, mas também reforça a transparência e a confiança dos investidores na empresa. Além disso, um site de RI com uma experiência do usuário otimizada pode aumentar o engajamento, incentivar a comunicação bidirecional e, em última análise, contribuir para uma percepção positiva da marca no mercado.
Seguindo a lógica da UI, é importante determinar a ordem das informações, os destaques da página e a organização das seções, para que a navegação seja intuitiva e haja hierarquia entre os dados, facilitando a busca e o acesso às informações para os investidores. Além disso, os destaques e a organização devem seguir um modelo agradável, atraente e que remeta à identidade da companhia, para que investidores e potenciais investidores tenham uma boa experiência, voltem a consultar o site e lembrem-se da companhia.
Um site de RI também deve apresentar formas de contato para que os investidores possam sanar suas dúvidas e fazer sugestões para o time de RI. O contato direto via e-mail, telefone, ou até mesmo WhatsApp, e a boa gestão do time de RI desses recursos trazem segurança não só aos atuais investidores, mas também a possíveis investidores e analistas de mercado, facilitando o dia a dia daqueles que interagem com o universo de RI.
A acessibilidade ao site deve ser um ponto de atenção durante a sua formulação. É necessário que todos possam acessar o site de RI e compreender suas informações. Por isso, mecanismos de inclusão, como textos alternativos que descrevam imagens, logos e desenhos, ou leitores de tela em áudio, entre outras ferramentas de inclusão são essenciais e cada vez mais recorrentes.
Outra ação importante é a otimização do site de RI para dispositivos móveis. Atualmente, o acesso à informação por celular e tablet é comum, levando à necessidade de adequação das plataformas digitais a esses modelos, para que os usuários possam acessar informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Atualizações de documentos sempre que houver novas informações, produção de conteúdo para o site acerca das atividades e cenário da empresa e verificação de possíveis falhas em diversas formas de acesso também são importantes, pois garantem que o usuário encontrará o que procura sem intercorrências ou frustrações.
Com essas ações, a UX e a UI impactam positivamente na performance de um site de RI, trazendo credibilidade e profissionalismo à página, além de permitir uma comunicação eficaz. A retenção e o engajamento de usuários também são efeitos positivos dessas estratégias, que incentivam a exploração contínua do site. Isso aumenta a probabilidade de que os investidores retornem ao site regularmente em busca de atualizações e informações adicionais e atrai novos investidores, interessados pela boa experiência que o site de RI proporcionou.
Conclusão
Investir em UX e UI nos sites de RI é essencial para fornecer uma experiência positiva e informativa para os investidores. Um design centrado no usuário e uma interface intuitiva garantem fácil acesso e compreensão das informações essenciais da empresa, aumentando sua confiança e engajamento. Ao implementar essas estratégias, as empresas podem fortalecer suas relações com investidores e impulsionar seu sucesso a longo prazo.
A MZ utiliza as melhores práticas de UX e UI para construir sites que ofereçam uma experiência de navegação superior e visualmente atraente. Focada em facilitar o acesso a informações críticas, a MZ emprega uma abordagem centrada no usuário, garantindo que os sites sejam intuitivos e fáceis de usar. Com design limpo e organizado, as interfaces são desenvolvidas para proporcionar uma interação eficiente, ajudando investidores e stakeholders a encontrar rapidamente os dados necessários. Além disso, a MZ se mantém atualizada com as tendências mais recentes e as inovações tecnológicas, assegurando que seus sites não só atendam, mas superem as expectativas dos usuários, promovendo a transparência e a confiança na comunicação corporativa.
Além disso, a MZ está sempre à disposição de seus clientes com o intuito de ajudar no que for preciso para melhorar continuamente a boa comunicação entre a companhia, seus investidores e stakeholders, sejam companhias de capital aberto, capital fechado, fundos de investimentos e demais players de mercado.
Enfim, essas são algumas das considerações que temos sobre esses termos muito utilizados na construção de sites aqui MZ. Esperamos ter ajudado e estamos sempre à disposição!
Equipe Comunicação Externa & Pesquisa MZ
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Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.