Como a OceanPact usou o Estudo de Percepção para maximizar o potencial do seu programa de RI
Compreendendo melhor a performance percebida pelo mercado, a companhia alavancou estratégias eficientes para sua área de Relações com Investidores e colheu bons frutos dos resultados
Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, as empresas reconhecem a importância estratégica das Relações com Investidores para estabelecer uma comunicação eficaz com o mercado financeiro. No entanto, definir métricas tangíveis para avaliar o desempenho dos programas de RI tem sido um desafio recorrente. Nesse contexto, o estudo de percepção emerge como uma ferramenta fundamental, fornecendo insights valiosos sobre como os investidores, analistas e stakeholders percebem a companhia e sua performance no mercado. Foi isso o que incentivou a OceanPact a buscar o serviço oferecido pela MZ.
Fundada em 2007, a OceanPact Serviços Marítimos é reconhecida por desenvolver e implantar soluções seguras, eficientes e inovadoras em áreas como meio ambiente, operações submarinas, apoio logístico e engenharia. Com uma ênfase especial em resposta a emergências e gerenciamento de crises, a OceanPact oferece serviços abrangentes para estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar e seus recursos para uma variedade de setores econômicos.
Ao enfrentar o desafio de avaliar sua performance em RI, a OceanPact optou por adotar o estudo de percepção como uma ferramenta essencial. Como destaca Bruno Nader, Gerente Sênior de Relações com Investidores da OceanPact, “É difícil definir metas quantitativas para o RI. Conversamos com outros profissionais da área, e alguns usam métricas como quantidade de reuniões ou valorização das ações, não são indicadores que medem adequadamente a eficiência da área de RI. O estudo de percepção nos deu uma visão real da performance percebida pelos investidores e analistas, o que é crucial para nós, especialmente sendo uma RI nova.”
Os resultados do estudo foram muito importantes e surpreendentes para a OceanPact. Bruno enfatiza que os insights obtidos permitiram implementar melhorias significativas. “Decidimos, por exemplo, reescrever nosso Formulário de Referência para alinhá-lo melhor com nosso discurso para o mercado. Ainda estamos trabalhando nisso, mas já vimos melhorias em outros aspectos também. Certamente, o estudo é uma ferramenta valiosa de feedback, pois fornece uma visão direta do mercado. Os analistas conversam com várias empresas e podem comparar a performance de cada uma, o que nos dá insights valiosos para melhorar nosso trabalho de RI”, diz.
Ou seja, o relato da OceanPact evidencia claramente o valor inestimável do estudo de percepção para aprimorar as estratégias de RI. Ao proporcionar uma visão direta da performance percebida pelo mercado, essa abordagem capacita as empresas a ajustarem suas comunicações e narrativas corporativas de forma precisa e eficaz.
Os insights obtidos não apenas impulsionam melhorias tangíveis nas práticas de RI, mas também fortalecem a confiança dos investidores e analistas, contribuindo para relacionamentos sólidos e duradouros no mercado de capitais. E claro, a colaboração com o time especialistas da MZ simplifica o processo, garantindo uma abordagem coesa e eficiente. Como conclui Bruno, “No geral, o processo foi tranquilo, com uma interação positiva com a equipe da MZ. Foi um ótimo trabalho em conjunto.”
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
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Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.