A divulgação dos resultados financeiros trimestrais e anual é um processo de grande relevância, com impacto significativo tanto para a Área de Relações com Investidores, o RI, quanto para o mercado financeiro como um todo. Nesse momento crucial, as empresas listadas em bolsas de valores, como a B3 no Brasil, comunicam seu desempenho financeiro aos investidores e ao público em geral.
Como já falamos no nosso post sobre Relações com Investidores, o objetivo principal da Área de Relações com Investidores é fornecer informações claras e precisas sobre a empresa, suas atividades, desempenho financeiro e estratégias de negócios, e podemos considerar a Divulgação de Resultados o principal período de comunicação entre as companhias e o mercado, em função de sua obrigatoriedade e periodicidade. Vamos explicar o porquê.
Requisitos Regulatórios – ITRs e DFPs
De acordo com a legislação brasileira, as empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem elaborar e publicar o Formulário de Informações Trimestrais, o famoso ITR, ao final de cada trimestre. Esse documento deve ser entregue no prazo de 45 dias corridos a partir do encerramento de cada trimestre, conforme estabelece o artigo 31 da Resolução CVM N° 80/2022.
Ou seja, considerando as empresas cujo ano fiscal termina em 31 de dezembro, a data limite para a entrega dos ITRs durante o ano acaba ficando 15 de maio para o ITR do Primeiro Trimestre, 14 de agosto para o ITR do Segundo Trimestre e 14 de novembro para o ITR do Terceiro Trimestre. Lembrando que, caso a data limite caia em um feriado ou no final de semana, o dia final é o próximo dia útil do calendário.
E por que dizemos ano fiscal terminando no dia 31 de dezembro? Pois para algumas empresas, principalmente aquelas relacionadas à agricultura, o ano fiscal está relacionado à safra e não necessariamente termina em 31 de dezembro e por isso a data para a entrega dos ITRs no ano acaba sendo diferente, mas continuam seguindo a mesma regra em relação ao prazo.
Já para os resultados do ano, as empresas registradas na CVM não entregam o ITR, mas sim as Demonstrações Financeiras Padronizadas, as também famosas DFPs. Esse documento deve ser entregue em até três meses a partir do encerramento do ano fiscal, conforme também a Resolução CVM N° 80/2022, agora no artigo 27.
Entretanto, a divulgação não fica restrita apenas à publicação do ITR e da DFP, além das Demonstrações Financeiras, que por si só já demandam trabalho do RI para a coleta e compreensão dos números para melhor passar para o mercado. Existem mais documentos e interações com o mercado nesse período e que vamos passar sobre eles a seguir.
Release de Resultados
O Release de Resultados é uma peça essencial na comunicação das empresas com o mercado financeiro. Embora não seja uma obrigação para todas as empresas, apenas àquelas que estão presentes no segmento do Novo Mercado da B3, onde ele precisa ser publicado também em inglês e simultaneamente, ele é altamente benéfico para o entendimento dos resultados da empresa. Normalmente é publicado acompanhando as informações trimestrais (ITR) e demonstrações financeiras anuais completas (DFP).
O release de resultados é um documento que assegura a uniformidade na comunicação, evitando tratamento diferenciado a públicos distintos. Algumas empresas também emitem outros tipos de releases, como os de prévias operacionais, vendas e de produção/desempenho mensal, dependendo de sua área de atuação ou da necessidade de informar o mercado.
O objetivo do release é contextualizar os resultados apresentados, fornecer insights sobre o negócio e disponibilizar comentários da administração e outros dados relevantes que podem não constar na documentação societária padrão. Geralmente, é o primeiro material acessado pelo mercado na divulgação dos resultados.
Ele aborda tópicos como o desempenho operacional e financeiro da empresa, sua participação no mercado, tabelas e gráficos com destaques e principais indicadores de desempenho, entre outros. A divulgação do release é direcionada a acionistas atuais e potenciais, analistas financeiros, investidores institucionais e à comunidade financeira em geral.
Disponibilização dos Documentos
Também de acordo com a Resolução Nº80 da CVM, todos os documentos relacionados à divulgação dos números trimestrais ou relacionados ao ano como um todo devem ser enviados à CVM e disponibilizados simultaneamente nos sites de Relações com Investidores das companhias.
Conferências de Resultados
No que diz respeito às companhias listadas no Novo Mercado, há uma obrigatoriedade adicional. Essas empresas devem, em até 5 dias úteis após a publicação dos resultados financeiros, realizar uma conferência de resultados para explicar e interagir com o mercado. Embora não seja uma exigência legal, muitas empresas que não fazem parte desse segmento também adotam essa prática consolidada. O Novo Mercado é um segmento da Bolsa Brasileira dedicado à negociação de ações de empresas que voluntariamente adotam práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira.
As Conferências de Resultados, que pode ser tanto teleconferências quanto videoconferências, modelo cada vez mais utilizado pelas companhias, desempenham um papel fundamental na comunicação com investidores, analistas financeiros e outras partes interessadas.
Durante essas conferências, a alta administração, incluindo o CEO e o CFO, geralmente está presente para responder a perguntas dos participantes. Isso oferece uma oportunidade valiosa para esclarecer dúvidas e fornecer insights adicionais sobre os resultados divulgados para o mercado, e a responsabilidade pela coordenação do evento, assim como o material utilizado durante o evento normalmente é responsabilidade da Área de RI.
A realização das conferências de resultados demonstra o compromisso da empresa com a transparência e a prestação de contas aos investidores, aumentando a credibilidade da empresa no mercado financeiro. Além de simplesmente apresentar números, as conferências permitem que a administração forneça contexto sobre os resultados, explicando os principais impulsionadores de desempenho, desafios enfrentados e perspectivas futuras. Isso ajuda os investidores a entender a história por trás dos números.
Ou seja, as teleconferências e videoconferências de resultados são ferramentas cruciais para as empresas que desejam comunicar efetivamente seus resultados financeiros e operacionais, melhorar a transparência, interagir com investidores e construir confiança no mercado. Elas ajudam a transformar números em narrativas e a oferecer uma visão mais completa e contextualizada do desempenho da empresa. Tanto, que esse evento já é uma prática quase que obrigatória mesmo não sendo para todas as companhias, devido à sua importância e abrangência.
Com o avanço da tecnologia, temos visto uma migração para o formato de videoconferência de resultados, tanto que no último período, quase 65% das companhias já utilizavam esse modelo para esse tipo de evento tão importante para a companhia em sua comunicação com o mercado.
Idioma dos Documentos
Investidores estrangeiros desempenham um papel significativo no mercado de capitais brasileiro. Para atrair e atender a esse grupo de investidores, as empresas brasileiras se preocupam cada vez mais em passar suas informações também em inglês. A tradução dos documentos financeiros, principalmente os de divulgação, não apenas simplifica a compreensão para investidores estrangeiros, mas também aumenta a transparência e a clareza da comunicação em geral. Isso é benéfico para todos os investidores, independentemente de sua origem.
No caso das empresas listadas no Novo Mercado da B3, os releases de resultados e fatos relevantes devem ser publicados em português e inglês simultaneamente. Isso garante que todos os investidores, sejam nacionais ou internacionais, tenham acesso às informações ao mesmo tempo, evitando assim vantagens ou desvantagens injustas com base no idioma.
Além disso, empresas que investem na tradução de seus documentos demonstram comprometimento com a transparência e a comunicação eficaz, fortalecendo sua imagem no mercado e aumentando a confiança dos investidores internacionais.
Ou seja, traduzir os documentos de divulgação não é apenas uma necessidade de curto prazo, mas resulta em relacionamentos mais sólidos e duradouros com investidores internacionais, contribuindo para o crescimento sustentável da empresa. Isso reflete a crescente internacionalização do mercado de capitais brasileiro e a importância de atender às necessidades de investidores de todo o mundo.
E isso vale também na interação ao vivo com o mercado, uma vez que as conferências de resultados, sejam elas videoconferências ou teleconferências, também precisam pensar no investidor estrangeiro e, enquanto a maioria das empresas optam por realizar um evento com tradução simultânea, há empresas que realizam eventos apenas em inglês logo após a conferência em português.
Marketing Digital
Apesar de estar em estágios iniciais, compreendemos que, à medida que a tecnologia continua a avançar e as preferências de consumo de conteúdo das novas gerações evoluem, juntamente com o aumento significativo de pessoas físicas investindo no mercado de ações, a presença da comunicação financeira das empresas nas redes sociais está se tornando cada vez mais crucial. Isso ocorre com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais eficaz com uma ampla gama de stakeholders.
O cenário está mudando rapidamente à medida que as redes sociais se transformam em um canal vital para as empresas se conectarem com investidores, clientes, funcionários e a comunidade em geral. A capacidade de compartilhar informações financeiras, atualizações do mercado e notícias relevantes por meio dessas plataformas oferece uma maneira dinâmica de manter todos os interessados informados e engajados.
Esse movimento reflete a necessidade crescente de se adaptar às preferências contemporâneas de comunicação. As novas gerações estão acostumadas a consumir informações por meio de redes sociais, e as empresas estão respondendo a essa tendência para garantir que sua comunicação financeira seja acessível, relevante e eficiente. Em última análise, a presença nas redes sociais não apenas fortalece a transparência e o alcance das empresas, mas também constrói uma base sólida para relacionamentos duradouros com seus diversos públicos.
O Papel da MZ no Suporte às Empresas Durante as Divulgações
Dentro do contexto de divulgação de resultados, a MZ desempenha um papel essencial, proporcionando apoio valioso às empresas que estão apresentando seus resultados para o mercado. Nossa atuação abrange todos os processos nesse momento crucial e de grande importância para a Área de Relações com Investidores das companhias.
Oferecemos suporte na inserção de dados na plataforma da CVM, agilizando a elaboração dos formulários padronizados (ITR e DFP) de maneira rápida, eficiente e segura. Além disso, auxiliamos na criação do conteúdo do Release de Resultados, conduzindo análises de benchmarks do setor e revisando textos, bem como realizando a tradução para diversos idiomas. Também colaboramos no desenvolvimento de layouts que tornam as informações sobre a empresa mais acessíveis e agradáveis aos leitores.
Participamos ativamente em todo o processo de preparação para as conferências de resultados, seja por meio de videoconferências ou teleconferências, com transmissão pela internet. Além disso, disponibilizamos os documentos nos sites de Relações com Investidores das companhias, de maneira automática e com o uso de URLs seguras e amigáveis.
Comprometemo-nos a fornecer um suporte completo e especializado no campo do marketing digital, com ênfase em Relações com Investidores, especialmente na gestão e estratégia de comunicação nas redes sociais otimizando sua presença digital e priorizando a comunicação financeira com todos seus stakeholders.
Nosso foco é não apenas ampliar e aprimorar a disseminação das informações, mas também proporcionar uma experiência aprimorada não só para os investidores, mas também para a própria equipe de Relações com Investidores, que enfrenta uma demanda significativa durante esse período. Estamos empenhados em oferecer o máximo de auxílio nesse momento crítico e, com isso, empoderar cada vez mais o profissional de Relações com Investidores.