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Objetivos principais das Relações com Investidores

Autor
Cássio Rufino Publicado em setembro 5, 2024
Objetivos principais das Relações com Investidores
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O mercado de capitais brasileiro tem se expandido, com um aumento no número de empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) e um aumento na participação de investidores nacionais e estrangeiros, sejam institucionais ou pessoas físicas, com o avanço da educação financeira no país, criando uma demanda crescente por profissionais de RI para gerenciar a comunicação entre as empresas e os investidores.

Os profissionais de Relações com Investidores desempenham um papel crucial na comunicação da saúde financeira e estratégia da empresa aos investidores e no cultivo de relacionamentos que influenciam a percepção da empresa nos mercados financeiros. Sua capacidade de ser transparente, comunicar eficazmente e manter-se atualizado sobre regulamentações e tendências do mercado é fundamental para o sucesso nessa função.

Objetivos

As Relações com Investidores possuem papel fundamental para garantir uma comunicação sólida e assertiva entre companhias e mercado de capitais, agindo como porta-voz da organização.

Alguns dos objetivos das Relações com Investidores dentro da companhia são:

  • Relacionamento com o mercado: Um dos principais objetivos das Relações com Investidores é manter o relacionamento com os órgãos reguladores, mercados de balcão, Bolsas de Valores, entidades e instituições do mercado.
  • Gerenciar as expectativas dos investidores: Manter os investidores informados garante que a reputação da empresa se mantenha elevada. As Relações com Investidores trabalham na comunicação dos resultados e das perspectivas de forma clara, minimizando os riscos e reduzindo a volatilidade do preço das ações.
  • Relacionamento com a mídia: O relacionamento com a mídia é ponto importante para divulgação de informações relevantes. Manter esse contato é fundamental para seguir com a transparência na comunicação e permite que as informações sejam transmitidas de forma justa a todos.
  • Reuniões: As reuniões públicas são obrigatórias ao menos uma vez por ano para companhias listadas nos segmentos especiais da BM&FBOVESPA e recomendadas para as demais empresas listadas. O objetivo do RI é fazer com que essas reuniões ocorram da melhor e mais criteriosa forma possível, a fim de atingir o maior e mais diverso público.
  • Aumentar a liquidez das ações: As Relações com Investidores tem como objetivo promover a participação dos investidores dentro do mercado, aumentando, de forma considerável, o volume de negociação das ações.
  • Divulgação de resultados e informações relevantes: Um dos objetivos mais importantes das Relações com Investidores é a divulgação de informações da companhia, dentro das informações temos o release de resultados, o qual não é uma obrigação, mas é extremamente útil para se entender os resultados. Os Comunicados ao Mercado e Fatos Relevantes, os quais são classificados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como informações periódicas eventuais e não possuem periodicidade pré estabelecida, além das Teleconferências e demais meios de divulgação.

Relacionamento com o mercado

As Relações com Investidores é o rosto da companhia dentro do mercado de capitais. Todo o relacionamento é feito através do RI, que se empenha em construir e manter um contato sólido e proveitoso para ambos os lados.

O propósito é definir que uma boa governança harmoniza os interesses de todos os stakeholders e melhora a imagem da empresa no mercado.

Gerenciar as expectativas dos investidores

O relacionamento com os investidores deve ser transparente e assertivo. Para lidar bem, a área de RI deve contar com uma compreensão financeira, deve ser capaz de interpretar e analisar dados para explicá-los de forma compreensível aos investidores. Isso envolve não apenas a capacidade de calcular, mas também a habilidade de traduzir esses números em narrativas claras.

É importante não apenas compreender os aspectos financeiros, mas também as tendências e os desafios específicos do setor em que a empresa atua. Isso ajuda a contextualizar os resultados financeiros e a antecipar as preocupações dos investidores – além de passar credibilidade e transparência para eles, demonstrando a competência do profissional e da equipe.

Relacionamento com a mídia

Ponto importante dentro das obrigações e objetivos da área de Relações com Investidores, o relacionamento com a mídia exige que a área trabalhe em conjunto e crie planos estratégicos junto a assessoria de imprensa, comunicação corporativa e marketing.

A divulgação das informações deve ser pautada em cumprimento das exigências legais e das normas estabelecidas pelos Órgãos Reguladores.

Para manter um relacionamento de qualidade é importante firmar a transparência e o diálogo aberto. Esse trabalho garante que todas as informações cheguem de forma justa a todos os meios.

Reuniões

As reuniões acontecem como meio para a divulgação das informações necessárias e ponto de contato entre o mercado de capitais e a companhia.

Com a crescente do mercado e o maior interesse dos investidores, aumentaram o número de reuniões e de participantes nesses encontros.

Algumas obrigatórias, outras não, as reuniões podem acontecer diversas vezes ao ano a depender dos critérios estabelecidos pelo RI, com o objetivo atingir um público cada vez maior e diverso.

  • Reuniões públicas: As reuniões públicas costumam ser concorridas devido a presença de novas companhias e das ofertas públicas de ações. Além disso, costumam ser mais dinâmicas e acontecem, muitas vezes, através de visitas às instalações como lojas, centros de distribuição e etc. As reuniões públicas oferecem oportunidades para que investidores e analistas questionem, diretamente, os profissionais de RI e outros executivos da empresa sobre os detalhes das informações ali divulgadas. As reuniões devem seguir as diretrizes do Codim.
  • Reuniões individuais: As reuniões individuais – ou reuniões restritas – acontecem pessoalmente com o analista, gestor de recursos ou o próprio investidor. Tais reuniões são indispensáveis pois dão a oportunidade de um diálogo ágil.

Divulgação de resultados e informações relevantes

A divulgação de informações relevantes é ponto essencial dentro das Relações com Investidores. A divulgação de relatórios financeiros precisos e pontuais é uma das obrigações mais importantes. Isso inclui relatórios trimestrais, relatórios anuais e outros documentos regulatórios exigidos pelas autoridades e órgãos fiscalizadores.

  • Release de resultados: O release não é obrigação, mas é peça essencial para que os mercado entenda os resultados. Normalmente, o release de resultados é editado de forma trimestral, acompanhado das informações trimestrais (ITR) e das demonstrações financeiras anuais completas (DFP).
  • Teleconferências: A teleconferência, como o nome diz, são conferências realizadas por meio de telefone (ou pela internet com webcast, apresentação de slides e etc). É uma ferramenta de comunicação eficaz, e deve ser utilizada priorizando a pontualidade, a equidade e a transparência na comunicação de informações.
  • Comunicados ao mercado e fatos relevantes: Tem como função transmitir ao mercado informações pontuais sobre determinado assunto que a companhia queira tornar pública. Não possuem periodicidade definida, podendo ser postados sempre que o RI entender que é necessário.

Conclusão

O mercado de Relações com Investidores no Brasil tem evoluído significativamente nas últimas décadas em resposta ao crescimento do mercado de capitais e à necessidade de transparência nas empresas brasileiras.

Esse mercado está em constante evolução e os profissionais de Relações com Investidores no Brasil desempenham um papel crucial no apoio ao relacionamento entre as empresas e seus investidores, garantindo que as informações financeiras sejam divulgadas de forma precisa e em conformidade com as regulamentações impostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É relevante que se entenda quais os objetivos das Relações com Investidores para poder criar uma linha de divulgações e de planos estratégicos, colocando sua companhia no topo dentro do mercado de capitais.

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