A criação de um website é fundamental para o posicionamento de uma marca no mercado. No mundo digital, o website funciona como base para presença online e é o local onde todas as informações necessárias para que sua empresa estabeleça credibilidade e confiança estarão disponíveis para os usuários.
Para além disso, é importante pensar no website como ponto central para estratégias de marketing, e para isso, é crucial entender quais são as melhores ferramentas de automação que podem ajudar com a gestão e desempenho, atribuindo ao website uma experiência de usuário melhor e mais completa.
Automação de Marketing
A automação de marketing é utilizada para aprimorar e simplificar a comunicação. Esse tipo de automação auxilia a equipe a reunir dados e informações que vão ser utilizadas posteriormente para melhorar a experiência do usuário e formular estratégias de conteúdos relevantes, mantendo um relacionamento personalizado por meio de segmentação.
Conheça as ferramentas mais utilizadas para automação de marketing no mercado:
- HubSpot: Ferramenta de automação mais utilizada na América Latina, o HubSpot é um software multifuncional que ajuda empresas a integrar estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Com o HubSpot é possível criar formulários e Pop-Ups para capturar informações dos visitantes e utilizá-las para segmentar comunicações, personalizar conteúdos e mais. Além disso, com o HubSpot é possível criar e otimizar conteúdos direto da plataforma, além de sugerir técnicas de SEO que irão ajudar o seu website a estar melhor posicionado nos mecanismos de busca. APIs personalizados, chatbots e a criação de Landing Pages integradas a formulários e CTA também são possíveis e vão ajudar com suas campanhas.
- RD Station: Software desenvolvido por uma empresa brasileira, o RD Station permite que você otimize SEO On-Page que ajuda no monitoramento de desempenho das páginas de destino, além de poder ser integrado com CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e, parecido ao HubSpot, permite a criação de Pop-Ups e Landing Pages que são exibidos em momentos oportunos para captar leads.
- ActiveCampaign: A ActiveCampaign possui diversos recursos e integrações feitos para auxiliar na criação de formulários personalizados e relatórios avançados. Oferece também ferramentas importantes para captar, nutrir e converter leads através do website.
- MailChimp: Plataforma all-in-one, o MailChimp conta com funcionalidades como editor de imagens, criação de landing pages, integração com WordPress e outras plataformas de CMS, além de disponibilizar formulários de inscrição e barreiras de entrada que aparecerão em momentos estratégicos durante a navegação no website.
- WordPress: O WordPress é um sistema de CMS amplamente utilizado para criar e gerenciar websites, seu uso é descomplicado, flexível e conta com a possibilidade de uso de extensões, podendo gerenciar pluggins de segurança, SEO e integração com redes sociais.
Como escolher a melhor ferramenta?
Alguns pontos devem ser observados e levados em consideração no momento de escolher a melhor ferramenta para ajudar a gerenciar o seu website.
Os custos totais, necessidade de integração com outras ferramentas, treinamento e suporte a curto, médio e longo prazo, facilidade de uso, relatórios de desempenho e possibilidades de customização devem ser considerados para escolher a ferramenta que melhor atende às necessidades da sua empresa e do seu website.
Motivos para utilizar ferramentas de automação
Ferramentas de automação ajudam a tornar a gestão do website mais eficiente, auxiliando em tarefas repetitivas e demoradas, melhorando a experiência do usuário e monitoramento de segurança, além de criar relatórios que mostrarão o desempenho e análise de dados, proporcionando insights importantes que irão ajudar a criar estratégias e desenvolver melhorias.
Com as ferramentas de automação, aumente a produtividade, melhore a eficiência do website e tenha um bom posicionamento dentro do mundo digital.