Estudos
Ofertas Subsequentes de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 no 1S25
São Paulo, 01 de julho de 2025 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Oferta Subsequente de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 no 1S24.
Follow-ons são ofertas públicas de ações realizadas por empresas que já possuem capital aberto na bolsa de valores. Diferentemente do IPO (Oferta Pública Inicial), que marca a estreia da companhia no mercado de capitais, o follow-on ocorre posteriormente e pode envolver tanto a emissão de novas ações pela própria empresa (oferta primária) quanto a venda de ações por acionistas atuais (oferta secundária).
O principal objetivo dessas operações costuma ser a captação de recursos para financiar projetos de crescimento, aquisições, expansão de atividades ou reforço da estrutura de capital. No caso da oferta secundária, o objetivo pode estar ligado à reestruturação societária ou à monetização de participação por parte dos acionistas. Além disso, os follow-ons também contribuem para o aumento da liquidez das ações no mercado e para o fortalecimento da visibilidade da companhia perante investidores.
Essas operações estão sujeitas às normas estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula o mercado de capitais no Brasil. De acordo com a Resolução CVM nº 160, a realização de uma oferta pública exige o cumprimento de uma série de procedimentos, incluindo a elaboração e divulgação de um prospecto, documento que reúne informações detalhadas sobre a companhia, os termos da oferta e os principais riscos envolvidos. O objetivo é assegurar a transparência e permitir que os investidores tomem decisões com base em informações completas e consistentes.
Além do prospecto, as companhias também devem divulgar outros documentos relevantes ao longo do processo, como a lâmina da oferta (resumo com as principais condições) e o aviso de encerramento e resultado da oferta, informando ao mercado os desdobramentos da operação.
Sobre os Follow-Ons no 1° Semestre de 2025:
- No 1S25 ocorreram 3 processos de Follow-Ons na B3, pelas empresas Azul (B3: AZUL4), Caixa Seguridade (B3: CXSE3), e Orizon (B3:ORVR3);
- Todas as operações no 1S25 seguiram a Resolução CVM 160 como base para a distribuição;
- Foram movimentados R$3,5 bilhões nos processos realizados no 1S25, uma diminuição de 28% comparado aos Follow-Ons realizados no 1S24;
- A Azul foi a companhia com o maior volume financeiro movimentado dentre as operações de Follow-On no 1S25, representando 47,3% de todo o volume movimentado no período:
O estudo ainda traz informações sobre o valor de mercado e segmento B3 das empresas, os meses em que foram realizados os processos de follow-on, a instituição coordenadora dos processos, informações sobre o valor fixado versus o valor de fechamento, a porcentagem de aumento das ações após o follow-on, o desempenho das ações e volume diário negociado das empresas no período, entre outras informações relevantes.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
A MZ realiza um Monitoramento de Mercado com as empresas que realizaram Ofertas Subsequentes de Ações na B3 semestralmente, sendo o último Estudo anterior ao de hoje aquele que contemplava as operações no ano de 2024, podendo ser acessado aqui.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe Comunicação Externa & Pesquisa MZ
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.